Prāna Kriyā – A respiração completa

A respiração completa consiste em respirar usando todo o potencial e capacidade dos pulmões, o que proporcionará uma sensação única de bem estar, tranquilidade e vitalidade.

São infinitas as sensações desse prānāyāma, mas algumas delas são:

  • ideias mais claras
  • a tristeza se transformando em felicidade
  • serenidade
  • autoconfiança
  • entusiasmo

Vamos experimentar?

Procure um lugar tranquilo para fazer o exercício, desligue o celular e então sente-se de forma confortável com a coluna ereta. Permaneça relaxado. Fecho os olhos e observe a respiração acontecendo. Sinta como o ar toca as suas narinas, perceba a energia fluindo através da respiração.

Respirar é um processo involuntário, você não faz nenhum esforço pra que isso aconteça, sinta o ritmo natural da respiração, sem forçar. Quando perceber que o corpo está quieto, a mente presente comece o exercício. Agora você transforma esse processo natural e involuntário, um processo voluntário, onde você inspira quando quer inspirar e expira quando quer expirar, controlando ao máximo os movimentos de expandir e recolher.

Comece a inspirar expandindo o ventre e o diafragma, deixando que o prāna e o ar entrem na parte baixa dos pulmões. Em seguida, deixe o ar entrar na área média, descontraindo a musculatura intercostal. Por fim, complete a inspiração enchendo de ar o ápice dos pulmões, sentindo que os alvéolos se abrem.

A expiração é inversa. Expire com suavidade, soltando primeiramente o ar da parte alta, depois da parte média, retraindo os músculos intercostais, e, por fim, da parte baixa, contraindo o abdômen e fazendo com que o diafragma se eleve.

Continue respirando dessa maneira, ou seja, inspirando de baixo para cima e exalando de cima para baixo. Pense nas ondas do mar e como a respiração acontece como uma onda: na inspiração crescendo, expandindo e na exalação se desfazendo e diminuindo.

A cada vez que executar o exercício tente faze-lo de forma mais profunda, prolongando o tempo das fases e permitindo que haja ritmo, você pode inclusive contar mentalmente os tempos para manter o equilibrio.

4 x 4 iniciantes

6 x 6 intermediários

10 x 10 avançados

Benefícios: 

  • Aumento da capacidade pulmonar
  • resistência e tônus geral do organismo
  • desintoxicação e oxigenação celular
  • revitalização e rejuvenescimento

Psicologicamente trás ao praticante tranquilidade, diminuição do stress, receptividade e aceitação do mundo que o rodeia, entrega e felicidade.

Boas práticas. Namaste!

Patrícia de Abreu Burgo

Deixe seu comentário