A etiqueta no Yoga

Esse artigo não visa ser um manual controlador cheio de regras de etiqueta a serem 100% seguidas, mas de forma um pouco engraçada tem como objetivo lembrar algumas regrinhas de comportamento para que a harmonia continue presente dentro da sala!

Lembrando que acima de todas essas regras está o bom senso, assim não faço aos outros o que não gostaria que fizessem comigo.

1. Lave seus pés! Ao entrar na sala de práticas o seu sapato fica do lado de fora e nada mais desagradável do que chulé (eca!!!!!) ou ainda pés sujos. É ruim pra você, pro seu colega ao lado, pro professor que faz os ajustes e ainda pro mat, ainda mais se você tiver usando um emprestado da escola.

2.Não passe um perfume muito forte. Vamos nos mexer bastante e alguém pode ficar enjoado. Você não quer ninguém nauseado do seu lado certo? Alias, se puder tome um banho, antigamente essa era uma regra fundamental, praticar limpo! Desodorantes estão permitidos, aliás, não se esqueça dele.

3.Entre na sala e faça silêncio, por favor! Eu entendo que você não vê aquele amigo querido à dias, ou mesmo que esta cheio de novidades pra contar pro colega ou mesmo pro professor, mas muitos alunos já estão entrando na sintonia da prática, tentando fazer uma meditação antes de começar e é muito desagradável alguém do lado que não para de falar. Então conversem do lado de fora da sala, antes de entrar, ou espere acabar a aula.

4.Se a sala está vazia de um espaço maior entre o seu mat e o do outro aluno, mais espaço, mais liberdade! Se a sala está cheia tudo bem, mas pense com carinho no lugar que vai se enfiar pra não bater em alguém durante algum movimento. É muito engraçado quando a sala está vazia e você por carência senta colado no seu vizinho, ai na hora de fazer aquela abertura já vai se enfiando no mat dele. Menos carência por favor.

5.Não chegue atrasado! O professor começa a cantar o mantra e você abre a porta levando todas as atenções pra você! Impossível não olhar, faz parte da mente olhar diante do estímulo que recebeu. Você acaba de interromper a concentração de todos, e agora a sala esta lotada, todo mundo já se acomodou e você atrasado perdidão ali sem saber aonde colocar seu mat.

6.Traga uma toalhinha pra enxugar o suor, cuidado pra não pingar no tapete do vizinho! (Ecaaaaa 2)

7.O crush está na sala? Contenha-se!! Nada de sensualizar pelo amor!

8.Cuidado com as roupas que escolhe pra praticar. Tem que ser realmente confortáveis e você se sentir bem, mas atente-se a shorts “larguinhos” (vale pra homens e mulheres) onde é possível ver por dentro deles!

9.A respiração Ujjai, ou vitoriosa, é uma das respirações mais usadas durante a prática, ela é ruidosa e não deve ser muito alta para não forçar. Cuidado com os exageros, ou mesmo na hora de relaxar ou meditar se não tiver sido pedida pelo professor faça algo mais silencioso pra não ficar “ronronando” enquanto todos estão no maior silêncio absoluto.

10.A regularidade na prática é fundamental para que você veja a evolução. Não adianta nada vir 1x por mês praticar e depois dizer que não esta funcionando!

11.Yoga não é uma atividade competitividade. Você não vai ser julgado e não temos plaquinhas com notas na frente da sala. Ninguém ganha estrelinha também. Então relaxa e pratique no seu ritmo, olhando pra si mesmo e pro propósito maior do yoga.

Lembre-se sempre do objetivo do Yoga, o autoconhecimento, e pratique com devoção e sinceridade.

Boas práticas! Namaste

Patrícia de Abreu Burgo

Deixe seu comentário