O valor de Anabhishvangah

Abhishvanga é uma intensa ligação ou afeição que alguém sente pelo que é particularmente adorado, tal como putra, um filho; dara, sua mulher ou grham, sua casa e adi, todas as outras coisas e pessoas em geral muito queridas.

Abhishvanga pode ser definida por atisneha. Sneha significa, literalmente óleo viscoso e, de forma figurada, afeição. Ati significa excessivo. Assim, abhishvanga é atisneha, ou seja, uma afeição excessiva e pegajosa.

A partícula an adicionada torna a palavra negativa. Assim, anabhishvanga significa a ausência de uma ligação pegajosa sufocante por aquelas pessoas ou coisas que são em geral consideradas muito queridas, putradaragrhadishu.

Essencialmente, anabhishvanga, no sentido aqui usado, como um valor, significa “cuidado desapegado”. O senhor Krishna não está aconselhando abandono do cuidado ou da afeição pela família, mas está exigindo objetividade neste cuidado.

Na discussão da atitude de asakti, ausência da noção de posse, vimos que ninguém pode ter um direito especial sobre qualquer pessoa ou coisa. Na compreensão que nasce de asakti, ser livre de posse, haverá anabhishvanga, ausência de apego excessivo em relação à família, mas não a falta de afeição e cuidado desapegado.

Por Swami Dayananda Saraswati no Livro O valor dos valores.

Deixe seu comentário