Visualização de cores

Você sabia que as cores tem um efeito bem definido sobre o ser humano?

Elas podem atuar nos diversos planos da existência, considerando que o homem possui três corpos ( corpo físico, corpo sutil, corpo causal), estes corpos são campos vibratórios que estão em diferentes frequências e cinco koshas ou invólucros que encobrem o ser:

1. Annamāyākosha – é o próprio corpo físico, denso, feito de alimento.
2. PrānamAyākosha – invólucro de bioenergia (prāna).
3. Manomāyākosha – corpo dos pensamentos e as emoções.
4. Vijñānamāyākosha – revestimento feito de conhecimentos ou intuição.
5. Ānandamāyākosha – corpo intuicional, feito de bem-aventurança.

Podemos então desenvolver uma capacidade de obter, através das cores, o bom funcionamento não só do nosso corpo físico, mas também de nossos outros corpos, trabalhando um equilíbrio energético e distribuindo assim as vibrações das cores para o nosso benefício físico e emocional.

As cores são tão poderosas que há um estudo totalmente voltado para a cura através delas chamado Cromoterapia.

Na prática de Yoga, pode ser utilizada a visualização de diversas cores, conforme os objetivos do praticante. As cores escolhidas devem ser sempre claras, suaves e luminosas. Evite visualizar as cores muito escuras, carregadas, pesadas; nem muito quentes nem muito frias.

Durante a prática de relaxamento ou sentado em postura de meditação, faça uma respiração completa. Ao inspirar, visualize a cor escolhida como se fosse uma infinita quantidade de minúsculas esferas luminosas preenchendo o ar à sua volta. Acompanhe esses pontos de luz colorida visualizando que eles penetram pelas narinas quando você inspira, percorrendo os condutos respiratórios chegando até os pulmões. Então visualize que os alvéolos absorvem a luz e que ela passa para o sangue, banhando seu corpo por dentro e impregnando cada célula. Ao exalar imagine essa cor emanando pelos poros, como um vapor brilhante. Imagine seu corpo irradiante e vibrando. Repita por várias vezes.

Você também pode fazer este exercício direcionando a cor para algum ponto específico, para alguma região do organismo que você precise de mais energia e vida.

O ritmo respiratório é bem tranquilo e logo sentimos uma sensação de bem estar físico e emocional.

Uma outra maneira de trabalhar com as cores é através das mandalas, colorir mandalas se tornou uma grande febre da atualidade, elas podem acalmar e trazer um estado de equanimidade. Muitos estados emocionais são demonstrados em uma mandala, há observação e meditação no processo. Trazemos para a nossa consciência respostas aos nossos questionamentos, melhorando assim estados de ansiedade e estresse.

Sobre as cores:

1. Alaranjado: estimulante, vitalizante, energético e está relacionado à saúde fisiológica.
2. Rosa: vibra afetuosidade, carinho, amor, compreensão.
3. Azul turquesa: tranquiliza, relaxa e descansa.
4. Lilás: vibra proteção, meditação, sutilização kármica.
5. Violeta: neutraliza o karma negativo e eleva a tônica vibratória.
6. Dourado: ativa o poder mental, a realização e as funções psíquicas e está ligado à vida e ao calor do sol.
7. Verde: equilíbrio, é a cor da transformação, purificação e esperança.

Essas são as cores que mais usamos na prática de Yoga, mas existem muitas outras, que podem ser estudadas e praticadas. Pesquise!

Nesse imagem encontrada na internet (não conheço a procedência) podemos ver a ação das cores no cérebro:

IMG_2636

Boas práticas, Namaste!

Patrícia de Abreu Burgo

Deixe seu comentário