Livros de Yoga para iniciantes: 3 obras essenciais para quem está começando

Ao entrar em contato com yoga é comum ficarmos um pouco perdidos em meio a um vasto universo de conhecimento que se abre e revela práticas e ensinamentos que envolvem o corpo, a mente, a relação com os outros seres, com o meio ambiente e também com Deus.

Posturas, técnicas respiratórias, meditações, mantras e textos sempre embasados por uma visão de espiritualidade original dotada de uma natureza interdisciplinar carregada de simbolismos e poesia atrai a atenção de cada vez mais pessoas pelo mundo.

A popularização, contudo, promoveu uma onda crescente de fontes e informações, por vezes contraditórias, que se por um lado tornou mais fácil chegar ao yoga, pelo outro acabou dificultando uma compreensão profunda e integrada do yoga como um todo. Pensando nisso, preparei esta lista com livros que vão ajudar quem está começando a estruturar uma base de entendimento sólida.

É claro que se trata apenas de um ponto de vista, mas se você se conecta com a forma como apresento o yoga provavelmente irá se beneficiar destas indicações. Siga seu coração e intelecto para determinar a ordem de leitura das obras apresentadas.

1. Autoperfeição com Hatha Yoga por José Hermógenes

autoperfeicao-com-hatha-yoga-professor-hermogenes-rio-de-janeiro

Professor Hermógenes como costumava ser chamado, possuía o talento ímpar não somente para compreensão de temas densos e culturalmente distantes da realidade de um cidadão brasileiro, como também a virtude de elucidá-los a terceiros, de modo que a leitura de seus livros ocorre de forma leve e fluída, parecendo um diálogo descontraído com o autor. Na composição de tal obra, ao selecionar e descrever purificações, asanas e pranayamas, um valioso material sobre yogaterapia foi oferecido, mencionando aplicações das posturas para tratamento de diferentes patologias, suas compensações necessárias, cuidados e contra-indicações.

2. O Coração do Yoga por T.K.V. Desikachar

o-coracao-do-yoga

É uma das mais importantes referências entre professores e praticantes dos mais variados estilos, um apanhado de estudos essenciais sobre posturas, respiração, meditação, filosofia e textos clássicos de yoga organizados por T. K. V. Desikachar, professor indiano, filho e aluno de Sri Tirumalai Krishnamacharya, o mais renomado mestre de yoga dos tempos modernos cuja base de seus ensinamentos diz que a prática de yoga deve ser continuamente adaptada para cada tipo de pessoa, com suas características físicas, necessidades, estado de saúde e estilo de vida. O livro “O coração do yoga” é a síntese do legado de Krishnamacharya, que tornou o yoga acessível a milhões de pessoas no mundo todo.

3. Luz na Vida por B.K.S. Iyengar

luznavida

Na opinião de muitos adeptos do yoga que apreciam o legado de B. K. S. Iyengar, “Luz na Vida” é o melhor livro desse grande professor. Nesta obra, ele compartilha seus 70 anos de experiência nessa jornada, apresentando o yoga através do entendimento dos koshas, as “bainhas” do Ser, do denso ao sutil, apresentando os conhecimentos que perpassam a prática de yoga com uma didática poética. É um livro verdadeiramente inspirador e indico sua leitura tanto para os que já tenham anos de yoga, como para os que estão chegando agora.

Após ler duas dessas três obras, considere dar o próximo passo na direção da leitura do livro indicado abaixo.

Valor dos Valores por Swami Dayananda Saraswati

valordosvalores

Um livro incrível que nos faz compreender a importância dos valores éticos de maneira que eles deixam de ser apenas um assunto filosófico, social ou religioso e assumem uma posição de relevância real e prática nas nossas vidas. Exemplificando brilhantemente os 20 valores ensinados por Krishna no capítulo XIII da Bhagavadgita, Swami Dayananda além de nos mostrar a importância de cada valor no sentido de tornar possível o autoconhecimento, faz com que também vejamos racionalmente como eles têm relação direta com nosso estado mental e emocional.

Boa leitura e Harih Om!
Gilberto Schulz

Esse texto foi publicado originalmente no Yoga em Casa

2 Responses to “Livros de Yoga para iniciantes: 3 obras essenciais para quem está começando”

  1. Gracil Peixoto Silva

    Bom dia com paz! Obrigada pela indicações dos livros sobre Yoga. Sou iniciante e a leitura irá me ajudar muito na compreensão do todo. Grata!

    Responder

Deixe seu comentário