Recomendações para a prática de Yoga

Nunca praticou Yoga? Agendou a sua primeira aula experimental e está cheio de dúvidas sobre como vai ser?

Todos nós já passamos por isso e provavelmente assim que você chegar no studio onde irá praticar receberá todas essas informações, mas pensando em adiantar o processo reuni algumas dicas que vão lhe ajudar a se sentir em casa :)

1. Se possível, procure tomar um banho antes de sua prática. Ao menos lave os pés.

2. Escolha roupas confortáveis, aquelas de academia são bem vindas, evite jeans e roupas que lhe tirem o movimento. Não se preocupe com tênis, praticamos descalços.

3. Pratique sempre de estômago vazio mas se isso for difícil faça uma refeição leve.

4. Procure chegar sempre 10 minutos antes de sua aula, entre na sala e vá entrando na sintonia do yoga, sentando-se confortavelmente para meditar e acalmar a sua mente e o seu coração.

5. Os studios normalmente oferecem tapetes especiais para a prática mas é recomendado que você adquira seu próprio tapetinho. Além de ser um acessório indispensável, será mais higiênico e agradável para você.

6. Traga uma toalhinha para enxugar o suor, dependendo da região que mora pode ser bem quente e as práticas vão fazer você transpirar.

7. Deixe os seus pertences ordenados na ante-sala da sala de prática. Os espaços normalmente contam com armário e cabideiro para acomodar seus sapatos, bolsas, etc. Se tiver pertences valiosos traga seu próprio cadeado.

8. É recomendável não utilizar brincos (grandes), colar, pulseira, relógio e perfume durante a aula.

9. DESLIGUE CELULARES. Dedique o tempo da prática para você. Pratique com dedicação doando-se para o momento da prática com plenitude, cultivando um sentimento de devoção.

10. Ao entrar na sala de prática, reúna todos os acessórios a serem utilizados ao lado de seu tapetinho de forma ordenada e ao final da prática recoloque os acessórios nos seus devidos lugares ordenadamente, deixando a sala de prática pronta para a próxima aula.

11. Pratique regularmente. Procure vir sempre nos horários que você pré-determinou para conservar a sua disciplina.

12. Concentre-se na sua prática e não na do seu colega. O Yoga não configura uma atividade competitiva, portanto não trace comparações, nem mantenha o mesmo ritmo e permanência de alunos que praticam há mais tempo. Vá no seu ritmo!

13. Em cada prática de Yoga, o professor estará atento às suas necessidades, realizando ajustes no seu corpo nas posturas para que você as sinta com plenitude, em sua forma original. Receba o ajuste com o coração aberto, utilizando uma respiração mais profunda e consciente para que o seu corpo se encaixe e sinta-se maleável. Se sentir qualquer desconforto, avise o professor.

14. Se você preferir não receber esses ajustes, o professor não tocará em você, deixo-o saber sobre a sua preferência.

15. Não se esqueça que você é o responsável pela integridade e pela saúde do seu corpo. Se você tiver algum problema de saúde e estiver sob acompanhamento médico, converse com seu médico antes de iniciar a prática.

16. Mesmo sendo saudável, não pratique posturas (ásanas) se tiver febre, gripe, enxaqueca ou qualquer outra doença.

17. Em caso de gravidez, avise o seu professor, você pode e deve praticar, mas alguns cuidados especiais serão repassados a você.

18. Não beba líquidos durante a prática.

19. Se alguma postura produzir dor ou desconforto, evite fazê-la na próxima prática, ou ainda experimente uma variação. Ouça o seu corpo.

20. Evite exageros e se mantenha consciente. Bom senso!

Boas práticas!

Namaste

Deixe seu comentário