Masala Chai

Nesta estação, em que os dias mais frios começam a predominar, nada como uma bebida quente para equilibrar nosso corpo. Enquanto no Brasil nove em cada dez pessoas bebem café diariamente, na Índia o chai cumpre esse papel. Quem já foi à Índia não voltou de lá sem essa aromática experiência. Quem nunca foi já deve ter ouvido falar deste delicioso chá.

O chai é uma bebida típica da Índia. Onde quer que você vá, encontra chai para vender. Cada pessoa tem uma maneira própria de preparar, variando principalmente na quantidade de especiarias. Mas a base é sempre a mesma: chá preto de boa qualidade, leite de vaca e açúcar.

A variação mais saborosa é o Masala Chai, que é preparado com especiarias e ainda possui propriedades expectorantes, digestivas e revitalizantes. Masala? O que é isso? É uma mistura de especiarias; a usada para fazer o chai geralmente é composta por cardamomo, cravo, canela, gengibre e pimenta-do-reino.

A receita tradicional se faz com leite de vaca, mas se você por algum motivo não pode beber, substitua por leite de amêndoas. Se está muito agitado mentalmente, ou com insônia, prefira sem o chá preto. Mas se quiser, e puder, experimentar um delicioso chai, pode seguir a receita abaixo.

Feche os olhos, inspire e permita que o exótico aroma doce e picante transporte você para um mundo distante… Abra os olhos e permita-se sentir uma nova sensação em seu corpo, em sua mente. Deguste cada sabor, cada especiaria, cada ingrediente desta quente e deliciosa bebida.

Receita de Masala Chai

Para 2 pessoas

Ingredientes:

2 colheres (sobremesa) de açúcar demerara

1 1/2 xícara de água

1/2 colher de cafezinho de cardamomo

1 cravo

1/2 colher (café) de pimenta do reino

1/4 de colher de cafezinho de gengibre em pó

1 canela em pau.

1/2 colher de cafezinho de erva-doce

1 pitada de cúrcuma

1 colher (sobremesa) de chá preto

1/2 xícara de leite integral

Como Fazer

Coloque a água, a erva doce, o cravo, a canela, e o chá preto em uma panela, quando levantar fervura, desligue o fogo, adicione as especiarias em pó e deixe em infusão por 5 minutos. Coe, adicione o açúcar e misture ao leite já aquecido separadamente. Sirva morno.

Saúde e paz a todos

Por Laura Pires
Publicado originalmente no Busca da Essência

Deixe seu comentário