Na caverna com os sadhus

IMG_4396Segundo o dicionário de Yoga a palavra sadhu significa “asceta yogi que renunciou à vida profana”. No hinduísmo os sadhus são considerados homens santos, pois abdicaram de tudo para viver pela prática espiritual. Eles deixam a família, os amigos e todos os bens materiais e vão morar em cavernas, florestas e templos, se isolam para alcançar o objetivo do Yoga que é Moksha, a libertação.

Uma das experiências que tive na Índia foi visitar esses homens santos em uma caverna, uma comunidade de sadhus morando em um lugar lindo e exótico. Digo lindo pois a vista da caverna é incrível, rodeada de montanhas, ar puro, um lugar tranquilo em meio a natureza, e exótico ao mesmo tempo pelas condições e costumes que vi e vivenciei ali.

Eu e meus amigos fomos levados até a caverna por um indiano local que ficamos amigos, algumas horas de carro serra acima e depois caminhada na mata fechada. A presença de nosso amigo indiano foi fundamental pois os sadhus ou babas como são carinhosamente chamados não falavam uma palavra em inglês e então nosso amigo ainda traduziu todo diálogo em hindi.

Achei esses sadhus um pouco modernos, pois lá no meio do nada usavam celular com tranquilidade, um deles conduzia uma conversa por celular e ainda dava ordens para os outros ali presentes. Por momentos pensei que na próxima visita a essa caverna talvez consiga uma conexão wi-fi (brincadeira)!

Eles vivem de doação, abrem a sua “casa” em troca de comida e algumas rupias. Fomos convidaos a sentar em volta do fogo sagrado, que segundo eles está aceso a mais de 100 anos. Meditamos para Shiva, fizemos nossas oferendas, recebemos a prasada (alimento dado em agradecimento a visita e que simbolicamente significa que aceitamos os nossos karmas) e conversamos sobre a vida deles naquele lugar.

E para surpresa de todos, fomos convidados para almoçar! Sim! Comida vegetariana, indiana, feita no chão pelos próprios sadhus!

Experiência única e incrível! Algumas fotos feitas por mim nesse dia:

IMG_4368

IMG_4371

IMG_4374

IMG_4378

IMG_4377

IMG_4401

IMG_4358

IMG_4325


Por Patrícia de Abreu Burgo

One Response to “Na caverna com os sadhus”

  1. Maria Claudia

    Demais…deve ser um lugar de energia incrível e encontrar pessoas assim tão desprendidas deve ser algo muito valioso para o espírito!

    Responder

Deixe seu comentário