A palavra agora é: Detox!!!

Detox

Esta é a palavra do momento.

Depois de tantas extravagâncias alimentares, sonoras, físicas e emocionais é o período de parar e limpar o corpo e a alma.

Desintoxicar significa eliminar os “tóxicos” e reparar as desordens que eles provocaram.

Muitas pessoas já começam a relatar que incharam, engordaram, estão resfriadas, com mais secreção na face, com o corpo mais letárgico, as vezes sentindo azia, dor de estomago, gases excessivos, sensação de náusea após comer e perda do apetite, constipação intestinal ou diarreia, mente cansada e pesada.

De acordo com a Ayurveda, estes são os sinais de Ama (toxinas) afetando nosso processo digestivo, o segundo passo para a formação de toda e qualquer doença. Se não cuidarmos neste estágio Ama transborda para os o plasma e vai circular para todo o organismo chegando ao terceiro estágio : a invasão dos órgãos e tecidos gerando uma reação com aqueles tecidos que estejam mais debilitados por alguma razão anterior, o que pode se transformar em novas patologias ou agravar outras já existentes.

O conceito de desintoxicação do organismo através da dieta tem sido adotado por culturas ancestrais e a Ayurveda acredita que este é um meio muito eficaz de prevenção. Esses procedimentos de desintoxicação podem começar por um simples jejum (monodieta) parcial de 24 horas ou até um procedimento mais intenso como o Panchakarma.

Para este período pós-festas e exageros, uma simples monodieta de 24 horas pode ser eficiente, pois desta maneira pode-se incrementar o Agni,( fogo digestivo) e restabelecer a saúde. O objeto da dieta anti ama em Ayurveda é a manutenção da saúde e o rejuvenescimento resultante da melhora da capacidade digestiva e da remoção das toxinas.

È importante ao acordar, beber ½ copo de água morna com gotas de ½ limão, e beber chás de ervas como capim-limão com gengibre, erva-doce, hibisco vários vezes ao dia.

No café da manha preferir frutas como maçã e pêra cozidas com canela e cardamomo e no almoço e no jantar preferir uma sopa de legumes bem temperada, para limpar o corpo sem deixar enfraquecido.

Massagear o corpo com óleo de coco puro ou medicado, já que estamos num período de calor. Aplicar o óleo em todo o corpo, manter na pele por cerca de 30 min e depois tomar banho.

Permitir um descanso para sua mente. Desintoxicar também é valido para mente!! Então alem do “jejum” de alimentos, é importante silenciar, evitar estímulos sonoros, tomar decisões, falar,usar internet, telefone…

Preferir um dia de cuidado para si mesmo com meditação, oração e prática de atividade física leve.

E para completar uma receitinha para este dia de dieta anti-ama

Uma sopinha de aspargos frescos e inhame para limpar e restaurar o nosso corpo.

Porção para 1 pessoa

2 inhames

4 aspargos frescos

1 colher de sopa de alho poró picado

1 pitada de cúrcuma (açafrão da terra)

1 pitada de pimenta caiena ou páprica picante

1 colher de chá de gengibre fresco ralado

1 colher chá de ghee

500ml de água

Sal do himalaya a gosto

Em uma panela, esquente o ghee e o coloque o gengibre, quando começar a dourar adicione os pós e em seguida o alho poró, mexendo bem para não queimar os pós e amargar a receita.

Refogue um pouco e adicione o inhame já descascado e picado e os aspargos picados. Coloque a água e deixe cozinhar até o inhame começar a amolecer. Desligue o fogo, adicione o sal. Deixe esfriar, bata no liquidificador.

Consuma em temperatura ambiente ou morna

Por Laura Pires
Busca da Essência

One Response to “A palavra agora é: Detox!!!”

Deixe seu comentário