Guru

Dentro da tradição do Yoga o conhecimento é transmitido do mestre ao discípulo, chamamos de parampará, ou seja, a tradição passada de mestre a mestre… um mestre que aprendeu com seu mestre e então agora revela o conhecimento sagrado os seus discípulos.

Nesta tradição, o mestre é chamado de Guru, aquele que dissipa a escuridão, aquele que ilumina através do conhecimento. Aquele que nos ajuda a entender quem realmente somos.

No ocidente ainda existe muita confusão em relação a palavra guru, mas se entendermos o guru como um professor, alguém que partilha o ensinamento compreendemos o quão importante ele se torna no nosso caminho em busca do autoconhecimento.

Dizem que quando estamos prontos o mestre aparece, e isso faz com que os estudantes se juntem para estudar com o mestre, formando o satsangam, ou seja, uma reunião em boa companhia de pessoas com os mesmos objetivos de vida. É tão normal ter um guru quanto ter um professor de inglês ou português.

Segundo Pedro Kupfer, “Um mestre verdadeiro não é necessariamente alguém muito visível, famoso, rico ou de relevância social, mas apenas uma pessoa que transcendeu a identificação com as coisas do ego, simples e respeitosa em suas atitudes, que não busca a autopromoção nem cobra taxas absurdas em troca de “iluminação”.

Swami Dayananda Saraswati é um professor de Vedanta (Jñana Yoga – Yoga do conhecimento). Ele ensina há mais de 40 anos na Índia e extensivamente por todo o mundo. Dotado de sabedoria, compreende os problemas sociais, domésticos e psicológicos que as pessoas enfrentam e oferece ajuda através do conhecimento.

Este é um guru verdadeiro. Swami Dayananda Saraswati é da linhagem de Adi Shankarachárya, o seu conhecimento profundo e sua compreensão dos problemas atuais fazem dele uma pessoa especial, um professor único que tem habilidade para nos ensinar a verdade sobre o mundo e o Ser.

Swami Dayananda tem dois livros traduzidos para o português que eu gostaria de indicar: o Valor dos Valores e Liberdade, ambos você encontra aqui:

O Valor dos Valores & Liberdade

Além de ensinar, Swami Dayananda contribui para vários projetos solidários, dentre eles o All India Movement for Seva, www.aimforseva.org que dedica a servir a população das áreas remotas da Índia na área de educação e da saúde. Você pode participar desse projeto fazendo uma doação.

Para saber mais sobre Swami Dayananda acesse: http://www.dayananda.org

Por Patrícia de Abreu Burgo

Deixe seu comentário