Alecrim e Ayurveda

alecrim-dourardo-lauraAlecrim, alecrim dourado

que nasceu no campo

sem ser semeado

Foi meu amor

que me disse assim

que a flor do campo é o alecrim

Alecrim, alecrim miúdo

que nasceu no campo

perfumando tudo

Foi meu amor

que me disse assim

que a flor do campo é o alecrim

Alecrim, alecrim aos molhos

por causa de ti

choram os meus olhos

Foi meu amor

que me disse assim

que a flor do campo é o alecrim

:)

Muitos de nós temos a memória desta canção de nossa infância…

Assim como do aroma, do sabor desta erva tão marcante e poderosa…

Em varias culturas ancestrais o Alecrim é venerado e relacionado ao amor, a fidelidade, a alegria, a felicidade e ao cuidado.

O Alecrim (rosmarinus officinalis) ou Rujmari (em sânscrito) como é denominado é uma planta recomendada segundo a Ayurveda para reduzir o excesso de Vata e Kapha, e pode aumentar Pitta se utilizado em excesso. Também, pessoas ja com Pitta em desequilíbrio, com dores de estômago, ulceras e mulheres grávidas devem tomar cuidado com o consumo desta planta.

Ele tem sabor picante e amargo, virya quente e atua no Rasa, Rakta e Majja Dhatus. Tem ações Ama pachana, Dipana, Raktadhara e Medhya , ou seja , ajuda a digerir ama (toxinas), incrementa o Agni (nosso fogo digestivo), melhora a circulação e ainda atua como tônico cerebral, o que contribuiu para a concentração, foco e memória. Alem disso é um excelente Rasayana, um poderoso rejuvenescedor.

É válido lembrar que não existem seres iguais. Reações diferentes podem ocorrer com o uso de uma mesma erva em pessoas diferentes pois são inúmeros os fatores individuais que as desencadeiam.

A Ayurveda não é uma ciência que trata sintomas, ela olha sempre para o todo. Existem receitas básicas para os doshas, mas o bom senso e a auto observação são posturas fundamentais ao processo de equilíbrio.

Podemos usar o alecrim como tempero nas preparações de novas refeições diárias,e também como chá , ou utilizar o óleo essencial em massagens ou para fazer inalações.

Eu, particularmente, adoro preparar palmito fresco com alecrim fresco.

Sabe como?

100g de palmito fresco

1 colher de sopa de alecrim fresco

sal do himalaya

1 colher de chá de ghee

Cortar o palmito fresco em fatias finas. Untar uma forma com ghee e colocar o palmito. Deixe assar por cerca de 15 minutos, abra o forno, vire o palmito, e adicione o alecrim sobre as rodelas de palmito. Deixe assar por mais 10/15 minutos. retire do forno, adicione o sal e sirva morno.

Saúde e equilíbrio a todos…

Por Laura Pires
Busca da Essência

Deixe seu comentário