Maha Shivaratri – A Grande Noite de Shiva

mahashivaMaha Shivratri (महाशिवरात्रि) é um festival hindu celebrado todos os anos em reverência ao Senhor Shiva. É comemorado anualmente na 13ª noite do mês Māgha (माघ) ou Phalguna (फागुन) do calendário Hindu (geralmente fevereiro ou março). Em 2015 o Maha Shivratri é comemorado hoje, dia 17 de fevereiro.

De acordo com a tradição hindu, Maha Shivaratri é a “Grande Noite de Shiva”. Maha significa “grande” e Ratri significa “noite” por isso o nome Maha Shivaratri.

Para os hindus, a lua comanda a mente e os sentimentos. Assim, a diminuição da parte visível da lua como também a diminuição de sua energia durante a fase minguante, favorece a gradual sutilização da mente, possibilitando a percepção da Luz da Consciência e o contato com a nossa Essência, simbolizado pelo nascimento da Lua Nova.

O Maha Shivaratri é um dia auspicioso e é recomendada a vigília, os hindus fazem muitas orações, mantras e bhajans, rituais, ascetismo e práticas espirituais a noite inteira. Na Índia e em todos os templos de Shiva, há uma grande comemoração nesse dia.

A tradição hindu diz que durante esta noite sagrada Shiva se manifesta na forma de Lingam para benefício dos devotos e deve adorado como aquele que representa a Destruição/Transformação.

mahashiva1

A palavra Lingam significa “símbolo” ou “aquilo através do qual se pode ver outra coisa”. O Shiva Lingam é uma das mais sutis representações de Shiva conhecidas pela humanidade. Trata-se de uma pedra em formato ovalado que representa o Absoluto sem forma.

Por não ter uma forma humana ou específica, o Lingam indica que Shiva é sem atributos, estando além de qualquer limitação ou definição. Mas, como possui um formato básico, também mostra que Shiva pode assumir a forma que desejar, como realmente o faz, ao se manifestar em toda a Criação.

Ele simboliza todo o processo de Criação, Manutenção e Destruição do Universo, pois, do Sem Forma nascem todas as formas, que por fim, voltam a se dissolver no Absoluto.

Shiva é tratado não só como o Transformador, mas como o próprio Absoluto, sendo até mesmo chamado de Maheshvara (o Grande Ishvara, Grande Senhor).

Um auspicioso Maha Shivaratri.

Oṁ namaḥ Śivāya!

Obs: Essas fotos foram tiradas em Rishikesh – Índia em 2013 no caminho para Chandra Chilla, uma montanha com 4200 metros, um dos simbolos da casa de Shiva!

Por Patrícia de Abreu Burgo

2 Responses to “Maha Shivaratri – A Grande Noite de Shiva”

Deixe seu comentário