Jala Neti

 

neti1O Nasal Pot é um utensílio utilizado para a prática de Jala Neti, antiga técnica de purificação usada tanto no Yoga quanto no Ayurveda, a medicina milenar indiana. O objetivo do nasal pot é promover uma higienização nasal. É anatômico, prático, funcional e resistente.

Benefícios: Combate rinite, sinusite, resfriados alérgicos, alergias respiratórias, efeitos da poluição do ar e ar condicionado; protege o revestimento da mucosa nasal e mantém sua hidratação; remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal e melhora a oxigenação cerebral aumentando a capacidade de concentração e memória.

O Neti é atualmente um dos mais populares métodos de higiene pessoal e aperfeiçoamento da saúde.

“Jala” significa água e Neti significa fio. Jala neti é a limpeza das narinas feita com água salgada. Para fazer este kriyá necessita-se de um pequeno bule de cerâmica próprio, chamado lota, ou o nasal pot indicado acima. A água utilizada deve ser mineral, morna e salgada na proporção de uma colher de sobremesa de sal para um litro de água. Se a água estiver pouco ou demasiado salgada, poderá sentir uma leve dor na altura dos seios frontais e ardência na mucosa nasal. Caso queira tonificar os vasos sangüíneos desta área utilize água fria. Isto melhora a circulação e evita hemorragias nasais. Fique em pé, com o tronco ligeiramente inclinado para frente e incline a cabeça para o lado direito. Coloque o bico do lota na narina esquerda e incline-o, permitindo que a água entre por essa fossa e saia pela outra. A passagem da água deve ser natural e sem esforço. Isto vai depender da inclinação da cabeça. Mantenha a boca entreaberta e respire por ela. Esvaziado o recipiente, deixe o tronco na mesma posição e o rosto agora voltado para baixo. Execute kapálabháti a fim de extrair o restante da água. Em seguida, observando as mesmas instruções, faça fluir a água da fossa nasal esquerda para a direita. O neti kriyá limpa as narinas, elimina o excesso de mucosidade acumulado nos seios nasais e frontais, estimula o ájña chakra e desenvolve a clarividência.”

KRIYÁS, AS PURIFICAÇÕES ORGÂNICAS. Pedro Kupfer

OBS: A limpeza também pode ser feita com soro fisiológico. A água morna tem função vasodilatadora e o sal age como bactericida e anti-séptico. O sal ajuda ainda a proteger o revestimento da mucosa nasal bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros. A água sem o sal irrita a mucosa causando ardência e ressecamento. Para sinusites, é opcional usar duas gotas de extrato de própolis, e, para rinites alérgicas, três gotas de limão.

“O Neti é um método de baixo custo, fácil de usar e útil a qualquer pessoa. Depois que você experimentá-lo e comprovar seus benefícios, em pouco tempo ele se tornará uma constante em seus hábitos diários de higiene”. (Dr. David Frawley)

É muito fácil de fazer essa limpeza, assista o vídeo com o professor Anderson Allegro do Aruna Yoga para acompanhar o passo a passo:

Por Patrícia de Abreu Burgo
Jaya Yoga Magazine

Deixe seu comentário